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1001 meios de comunicação é pra acabar!

A quantidade de meios de comunicação que cercam os colaboradores de uma organização é imensa e isso, comparando há algumas décadas, é muito positivo, pois tudo está rápido e eles não sofrem por falta de comunicação. Mas, como toda ascendente é finita, chegamos a um ponto ao qual a quantidade de meios e, principalmente, aplicativos voltados para “melhorar” a comunicação é tão grande que, agora, eles sofrem por excesso de comunicação.

1001 meios de comunicação é pra acabar!

Nos dias atuais, é quase impossível imaginar um mundo sem jornal, rádio, televisão e, muito menos sem aplicativos para computadores e celulares voltados para comunicação, troca de mensagens de texto ou ligações via áudio e vídeo, pois os benefícios que eles trazem para as nossas vidas pessoais e profissionais são imensuráveis, principalmente nos dias atuais, onde a humanidade vem sofrendo com enfermidades, que obriga muito profissionais a trabalharem a distância.

Mas, como nem tudo que é bom nos faz bem, temos que ter sensibilidade o suficiente para analisar, identificar e avaliar se os meios de comunicação utilizados nas organizações estão sendo saudáveis ou não para os negócios. Pensando sobre isso, muitas empresas mantém regras para uso de aplicativos de comunicação e tentam bloquear os mesmos em suas redes de computadores, principalmente as que já identificaram grandes prejuízos, trazidos pelo uso deliberado desses aplicativos.

Cada caso é um caso e deve ser analisado com cautela, já que há setores, em uma organização, que devem se comunicar conforme o cliente quer, mas há setores em que o uso indiscriminado de aplicativos de comunicação, podem, no mínimo, fazer com que muito tempo seja perdido e, com isso, dinheiro seja jogado fora. Mas o maior risco das organizações é a perda de informações importantes para o negócio ou para que, em possíveis desentendimentos, falhas, problemas ou erros possam ter insumo para analisar e deliberar sobre o que aconteceu.

“A falta de definição de uma ferramenta padrão para que a comunicação seja feita, aumentam as chances de vazamento e perda de informações importantes para solucionar problemas inerentes ao dia-a-dia de uma organização.”

Não faltam ferramentas que prometem melhorar a comunicação dentro das organizações, mas, muitas vezes, elas não passam de mais um meio de comunicação que a organização passa a utilizar, mas que não trazem verdadeira efetividade para os negócios, por não serem intimamente ligadas aos sistemas de controle e gestão da organização, sem contar que a falta de padronização, normatização e formalização entre os setores, faz com que cada colaborador prefira um determinado aplicativo e, muitas vezes, utilizam vários ao mesmo tempo, trazendo ainda mais confusão e redundância de informações.

Muitos gestores e administradores, estão entendendo que há um lado negro na comunicação deliberada e que não podem transformar simples aplicativos de textos, projetados para uso pessoal, em ferramentas de produtividade. Esses gestores estão entendendo que os processos devem ser formalizados e a comunicação deve seguir vinculada aos processos. Então, solicitações, atendimentos, onboarding de clientes e processos em que muitos setores são envolvidos, devem seguir as etapas e a comunicação deve estar “fisicamente” ligada às rotinas de trabalho da organização.

Pensando nesses problemas e em uma solução para os mesmos, a equipe do Flowch não teve dúvidas que um bom sistema de gestão e controle deve ter, além de fornecer a possibilidade dos usuários criarem os seus processos, formulários e campos, também deve ter uma boa ferramenta de comunicação, mas que essa comunicação fique vinculada aos processos e, consequentemente, aos formulários.

Desta forma, com o Flowch você poderá criar os seus formulários e processos e no momento em que os colaboradores da organização forem utilizar os mesmo, poderá, incluir pessoas para acompanhar e/ou colaborar com aquele processo e tudo que for discutido, estará vinculado aos processos, podendo ser visualizado a qualquer momento, sem complicações e sem a possibilidade de perder dados e nem mesmo o que foi discutido. 

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